segunda-feira, 8 de julho de 2013

SEIS MESES PARA O FIM...

Seis meses para acabar a faculdade.

E aqui estou eu, na reta final, depois de quatro anos e meio.

TCC/TGI já foi, iniciação científica já foi, faltam as últimas matérias e a famigerada OAB.

Eu diria que o tempo voou. Bem rápido. Muito rápido. Olhar para trás e ver que passaram 4 anos e meio, 4 longos anos. Me pergunto o que eu estava fazendo enquanto eles passavam e eu não vi.
O friozinho na barriga se intensifica. Assim como o nascituro tem expectativa de direitos até nascer com vida, até dezembro eu sou apenas uma expectativa de pessoa adulta de verdade. Após, obrigatoriamente serei uma pessoa de verdade.  





Muita, MUITA, muita coisa aconteceu neste tempo, muita coisa mudou. Pessoas mudaram, pessoas vieram, pessoas se foram. Os amigos que vieram para ficar conquistaram espaços importantes no meu coração. Passei a ver o mundo com outros olhos e a enxergar muita coisa diferente. O tempo e as experiências abrem os olhos e trazem novas perspectivas e modos de encarar o mundo..

Ainda ontem eu tinha férias em julho, dezembro e janeiro. Chegava da escola, almoçava, pegava um livro e ia ler na pracinha no centro da cidade, ouvindo música e pensando na vida. Hoje eu já não tenho mais férias, ler livros virou luxo e ouvir música está difícil. Ainda assim, a vida tem sido muito prazerosa. Mas, confesso: cansei de brincar de ser gente grande. Sinto falta da velha história. Falta de ter tempo para ver os amigos, de sentar para tomar um sorvete e falar sobre coisas aleatórias.

Posso dizer que em fevereiro de 2009 entrei em um caminho sem volta. Mudar de cidade, andar de metrô e ônibus todos os dias, desvendar São Paulo para cumprir as tarefas do estágio, trabalhar, estudar, morar sozinha, pagar contas, assumir obrigações, fazer (ou não) comida, lavar roupas.

Foram muitos desafios, mas também muitas recompensas. As vezes (quase sempre) tenho saudade de mim, saudade da Tati de quatro anos e meio atrás. Saudade da doce Tati calminha e paciente. Paro para pensar e não encontro um ponto exato de mudança, mas vejo uma mudança gradativa e sem volta.
A 15 dias para completar 23 anos vejo que consegui conquistar praticamente tudo o que eu havia planejado. Deus é tão bondoso que me deu até mais do que eu havia pedido. Claro que alguns pontos dos planos e sonhos não se concretizaram (ainda). Mas aí entra aquele versículo que Salomão escreveu tão sabiamente:

“O coração do homem pode fazer planos, mas a palavra certa vem da boca do Senhor” (Prov.16:1)

E como sou grata a Deus por ter a palavra certa. E mais, por ela ser a última palavra. Mesmo nas horas mais difíceis eu sei que Ele está presente e está me ajudando a continuar lutando. Sim, Ele é muito fiel.

Os textos aqui são sempre saudosistas. Posso tentar evitar, mas a saudade faz parte de mim. Está intrínseca na minha personalidade e não há como evitar.



A lista de sonhos e planos tende a aumentar daqui pra frente. A primeira etapa está acabando e a segunda etapa esta na iminência de começar. 

Nenhum comentário: